domingo, 23 de janeiro de 2011

Rabanadas



Uma tarde de sábado fria e solarenga com rabanadas para a hora do lanche... em que não sobrou nenhuma! Deixo-vos aqui a receita da Antonieta.

Ingredientes
1 cacete
1,5 l água (aprox.)
3 clh. de sopa de mel
1 limão (casca)
Óleo
5 ovos
4 paus de canela + canela em pó para polvilhar
200 g de açúcar + para polvilhar

molho
1 cálice de Vinho do Porto
Pinhões
Uvas passas

Preparação
1 Levar um tacho ao lume com água, 3 colheres de sopa de mel, casca de um limão, 4 paus de canela, 200 g de açúcar e ferver durante 30min.
2 Cortar o cacete em fatias de 2 cm e colocá-las num tabuleiro fundo. Regá-las com a calda, virá-las e regar novamente com cuidado para não se desfazerem. Deixar arrefecer as fatias.
3 Passar as rabanadas pelo ovo batido e fritá-as em óleo bem quente de ambos os lados. Colocá-las num prato e polvilhá-las com açúcar e canela.
4 Preparação do molho: Água+açúcar+paus de canela+casca de limão+mel (o restante do ponto 1 da preparação: aprox. 30 cl) a ferver com vinho do Porto+pinhões+uvas passas. Ferver destapado cerca de 15 min e regar as rabanadas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

'Tiramisu'

img in www.room-4-dessert.com

Eu adoro esta sobremesa! Nunca experimentei fazê-la mas deixo aqui a receita da colher-de-pau que me parece resultar na perfeição... E que eu vou fazer! Aqui vai então!

Ingredientes
5 gemas + 3 claras
100 gr + 50 gr de açúcar em pó
Palitos la Reine q.b.
250 gr de mascarpone
1 cálice de Rum ou aguardente
Cacau em pó para polvilhar
Café forte q.b.

Preparação
1 Bater as gemas com 100gr de acúcar em pó durante 15 minutos na batedeira. Acrescentar depois o mascarpone e voltar a bater até tudo estar incorporado.
2 Bater 3 claras em castelo bem firme e juntar-lhes os restantes 50 gr de acúcar em pó. Acrescentar à mistura de mascarpone envolvendo bem e juntar também o rum ou aguardente.
3 No prato em que vai servir o doce, colocar uma camada de palitos La Reine previamente embebidos em café. Cubrir com metade do creme. Fazer outra camada com palitos embebidos em café e cubrir com o restante creme.
4 Levar ao frigorífico até servir, de preferência de um dia para o outro. Antes de servir polvilhar generosamente com cacau em pó.
(Também pode ser feito em doses individuais!)

Inspiração: Julie & Julia

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fishcakes


Mais uma receita que encontrei num dos meus blogues de culinária preferidos, mas que ainda não tive tempo de experimentar. É uma receita simples mas uma forma diferente de comer peixe. Aqui fica então!

Ingredientes

2 postas de pescada
4 batatas médias
2 colheres de salsa picada
raspa de 1/2 limão
1 clh de sopa de farinha
1 ovo
sal e pimenta (q.b.)

Preparação
1 Lavar e descascar as batatas e levá-las a cozer juntamente com o peixe, numa panela com água e sal.
Assim que tudo estiver cozido, retirar e escorrer. 
2 Limpar o peixe de peles e espinhas e reservar. Passar as batatas pelo passe-vite ou esmaga-las com um garfo até ficarem reduzidas a puré. Juntar-lhes o peixe, a salsa picada, o ovo batido, a farinha, a raspa de limão e temperar a gosto com sal e pimenta. Misturar bem até obter uma pasta moldável.
3 Formar então bolinhos com a forma de um hamburguer. Colocar um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e fritar os bolinhos de ambos os lados até estarem dourados. Escorrer sobre papel absorvente.

Podem ser servidos com ervilhas cozidas (como na imagem).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Crumble de Ameixas


Esta receita encontrei-a no blogue gourmets amadores e chamou-me logo à atenção porque eu adoro crumble, mas só conhecia crumble de maçã. Fica aqui a dica!

Ingrediente(6 porções)
8-10 ameixas vermelhas (cerca de 700g)
4 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga

para o crumble
100  g manteiga
150g farinha 
50 g amêndoa ralada (ou fatiada)
75 g açúcar



Preparação
1 Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar as ameixas sem caroço numa pequena caçarola, polvilhar com o açúcar e distribuir a manteiga em pequenos pedaços. 
2 Juntar 1 ou 2 colheres de água se a fruta não estiver madura e levar ao lume por 2 minutos ou até a fruta começar a amolecer. Verter para uma forma de ir ao forno.
3 Para fazer o crumble, desfazer a manteiga (fria) na farinha com as pontas dos dedos. Juntar o açúcar e a amêndoa. Deitar 1 ou 2 colheres de água sobre esta mistura e mexer com um garfo (esta operação permitirá que a crosta a formar tenha uma textura mais fofa). 
4 Cubrir a fruta com esta mistura e cozer no forno durante 30-35 minutos ou até o crumble ficar dourado.
5 Servir morno, com gelado, natas ou iogurte grego.

Mini-Pizzas de Cogumelos Selvagens


Esta receita encontrei-a no blogue da Mafalda Pinto Leite. Ainda não experimentei mas acho que não vai tardar muito... :) No blogue está como sugestão para o Dia dos Namorados (que é já para o próximo mês).

Ingredientes
1 ½ clh. sopa de azeite, extra para servir
2 dentes de alho esmagados
1 ramo de tomilho
250 g de cogumelos selvagens, fatiados
250 g de cogumelos castanhos, fatiados
100 g de espinafre bebé
½ limão, sumo
1 base de pizza comprada
125 g de queijo de cabra
2 clh. de sopa de cebolinho picado

Preparação
1 Aquecer o forno a 200º. Com um cortador de bolachas cortar a massa de pizza em círculos pequenos (ou faça uma grande e depois corte em fatias).
2 Aquecer o azeite numa frigideira grande em lume alto. Quando estiver quente adicionar o alho, tomilho e cogumelos. Cozinhar até os cogumelos começarem a murchar. Juntar os espinafres e sumo de limão. Temperar com sal e pimenta a gosto e misturar bem. Quando os espinafres começarem a murchar, retirar do lume.
3 Esfarelar o queijo de cabra pelos circulos de pizza e colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Dividir a mistura de cogumelos pelas pizzas e regar com mais azeite. Levar ao forno e cozinhar por 10 minutos ou até o queijo começar a derreter e ficar dourado. Retirar do forno e polvilhar com o cebolinho. Se desejar servir com uma colherada de creme fraiche.

Bolo de Iogurte


O básico dos básicos! Fácil, económico, super rápido e fica sempre bem. A imagem e a receita são do blogue da colher-de-pau

Ingredientes
4 ovos
1 iogurte natural (ou de qualquer aroma à escolha)
3x a medida do iogurte de açúcar
3x a medida do iogurte de farinha
1x a medida do iogurte de óleo
1 clh. chá de fermento

Preparação
1 Misturam-se muito bem todos os ingredientes e leva-se a cozer em forno médio durante 30 minutos em forma untada e polvilhada.

Bom Apetite!

Bacalhau com Natas

 img de acozinhadaleonor.blogspot.com

Esta receita, que é costume fazermos cá em casa, não tirei de nenhum site ou blogue ou livro de culinária. Foi-me dada pelo João, que eu provei, adorei e é muito fácil de ser feita! E mais não preciso de dizer!

Ingredientes
1 embalagem de bacalhau desfiado demolhado congelado (500g)
2 cebolas
2 pacotes de natas ligeiras (200ml)
noz moscada (q.b.)
1 pacote de molho bechamel (500ml)
1 pacote de batatas fritas congeladas
queijo (q.b.) opcional para a cobertura

Preparação
1 Alourar as batatas na frigideira.
Alourar as cebolas às rodelas, num tacho, em azeite. Juntar o bacalhau desfiado e misturar bem.
Juntar a noz moscada e o molho bechamel.
4 Verter tudo num pirex e colocar o queijo (opcional). e
 Levar ao forno até a cobertura ficar dourada.

Servir acompanhado com salada. 

Scones



Esta receita encontrei-a no site da Vaqueiro e resultou à primeira. Receita óptima para fazer à hora do chá.

Ingredientes (14/16 unidades)
500 g de farinha
1 clh. de chá de sal
1 clh. de sopa de fermento em pó (cheia)
5 clh. de sopa de açúcar
40 g de manteiga ou margarina
1 chávena de leite
1 ovo grande

Preparação
1 Ligar previamente o forno a 200ºC.
2 Misturar bem a farinha, o sal, o fermento e o açúcar.
3 Derreter a manteiga no leite.
4 Abrir uma cavidade no meio do preparado inicial e deitar aí a manteiga e o leite juntamente com o ovo. Mexer rapidamente com uma colher de pau até ficar tudo bem ligado.
5 Deitar a massa em montinhos num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha. Deixar cozer durante 10-15min até ficarem dourados.
6 Servir com chá e compotas variadas.

Nuggets de Frango Saudáveis


Esta receita já a experimentei e depois disso já a fiz várias vezes porque resulta sempre bem, faz bem e é super rápida de se fazer! Acompanha bem com batatas cozidas e molho de iogurte.
A receita encontrei-a no blogue da colher-de-pau (que sigo com muita frequência), a receita do molho de iogurte é da Mafalda Pinto Leite do livro 'Dias com Mafalda'. Aqui vai então!



Ingredientes para 2 pessoas
2 peitos de frango
100 ml de iogurte natural
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
50 g de bolachas cream-cracker 

Preparação
1 Cortar o peito de frango em tiras com cerca de 1,5cm de largura. Colocar depois numa taça e juntar o iogurte e temperar com sal, pimenta e os dentes de alho esmagados. Misturar bem e deixar marinar.
2 Triturar as bolachas cream cracker no robot de cozinha até ficarem em pó (tipo pão ralado). Retirar as tiras de frango da marinada e passa-las, uma a uma, pela bolacha ralada de modo a ficarem bem cobertas e coloca-las num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
3 Levar os nuggets ao forno (180/200ºC) cerca de 10 minutos, virar o frango e cozinhar por mais 10 minutos, até o frango estar cozinhado por dentro e a crosta dourada. 

Molho de Iogurte (serve 4)
1 embalagem de iogurte natural ou iogurte grego
1/2 cenoura ralada
1/2 pepino ralado (eu quando fiz não coloquei)
2 dentes de alho esmagados
20 ml de sumo de limão

Colocar todos os ingredientes numa tigela e temperar com sal e pimenta.
E estão prontos a servir!

Primeira receita - O Cheesecake


img: www.dasgurias.com

Na escolha da minha primeira receita, deste blogue, não houve dúvidas. O Cheesecake teve que ser a opção pois foi quando comecei a fazer esta receita que me iniciei nas experiências culinárias.
Aqui deixo a receita para quem tiver vontade experimentar e de provar!

Ingredientes
1 pacote e 1/2 de bolacha 'Maria'
125 g de manteiga sem sal
2 pacotes de natas para bater
6 colheres de sopa açucar cheias
8 folhas de gelatina sem sabor
2 embalagens de queijo philadelphia (1 original e outra light)
essência de baunilha em pó (q.b)
1 frasco de compota (framboesa, mirtilos, groselha, frutos do bosque, etc)

Preparação
1 Picar a bolacha no robot de cozinha. Misturar a bolacha picada com a manteiga já amolecida e envolver bem.
2 Com este preparado forrar a base de uma forma com fundo amovível (de preferência).
3 Bater as natas. Misturar o açúcar, a baunilha, o queijo e a gelatina já demolhada e derretida (líquida).
4 Verter a mistura sobre a base de bolacha e levar ao congelador até ficar solidificado.
5 Antes de servir, desenformar e colocar a compota e qulquer outra decoração que se desejar sobre o cheesecake. E está pronto!